sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Técnicas de Cozinheiro do Senac Gastronomia Barra: Avaliação Final

Chega ao fim a Turma de Técnicas de Cozinheiro do Senac Gastronomia Barra. Resultado final dos projetos finais: bom para regular! É fácil explicar este resultado bem aquém do esperado. Primeira explicação: o baixo nível de alguns alunos ditou a regra do resto da turma.

Soma-se a isso o baixo interesse da coordenação/gerência educacional do Senac em solucionar os problemas, que falhou ao permitir alunos que extrapolaram na indisciplina a continuarem a freqüentar as aulas, e foi conivente com a proposta de reorganizar os grupos já formados em nome de sei lá o quê, numa atitude clara de diluição do problema. Isto é, transferiu para a turma a responsabilidade de administrar tais alunos. Não foi por falta de aviso!

Como pode um aluno reprovado por falta, com claros desvios de conduta, ser aprovado no momento mais importante do curso, isto é, no trabalho final de grupo? Bem, leitor, pergunte ao Senac que certamente eles não saberão explicar.

Quanto a avaliação do projeto final o que posso dizer? Com o argumento de que feedback não se responde, escutamos calados. Entretanto, quando o feedback é carregado de falhas, abre o direito a resposta. Vejamos alguns pontos: uma das julgadoras que também foi nossa docente em nutrição, cruza a cozinha sem touca e em seguida recrimina alguns alunos que não usavam ou estavam com a descartável. Como isso é possível? Ético não é!

Existe uma teoria que diz mais ou menos o seguinte: “se as premissas estão erradas, a execução pode ser correta. Contudo, fatalmente os resultados estarão errados”. Essa teoria explica a crítica recebida por alguns grupos na apresentação de suas fichas técnicas do projeto final. Ora, se o material didático (fichas técnicas) elaborado e fornecido pelo próprio Senac usa medidas como colher de chá e xícara, a premissa (material didático) está errada e certamente o resultado (aprendizado do aluno) também. Criticar o aluno é “tirar o sofá da sala”!

O que falar então sobre "sobremesas"? Nada! Até porque não aprendemos! Porém, somos avaliados pesadamente e incorretamente! Outro ponto é que docente foi feito para ensinar e não para fiscalizar conduta de aluno. Vimos sim que tem muito recurso humano ocioso na coordenação para tal função.

De um modo geral, para alguns alunos foi perda de tempo e dinheiro, para outros, foi desgastante, para um ou outro houve sim um aprendizado, para muitos foi “The End” e para uma minoria foi “Game Over”! Portanto, candidato ou interessado ao curso de técnicas de cozinheiro do Senac Gastronomia Barra saiba que não é fácil, é estressante ainda mais quando a instituição não exerce e não sabe qual é o seu papel!

Por Marcus Vinicius, representante da turma Técnicas de Cozinheiro do Senac Gastronomia – Barra.

Um comentário:

Anônimo disse...

hahaha voces entao tambem foram SENACqueados pelo curso de gastronomia da barra!